Sunday, July 28, 2013

New York New York - part 1

7 julho, noite


Entregue o carro começamos oficialmente as nossas 2ªs férias.
E, como hábito, fomos dar uma volta, sem destino definido pela cidade. E claro, fomos então em direção a Times Square, e assim que entrámos naquele mar de luz e pessoas, ficámos ali parvos sem vontade de nos irmos embora.





No topo está a bola que fazem a contagem decrescente do ano novo





O Pedro ia-se perdendo na loja da M&M’s, mas lá consegui arrasta-lo de fora dali.
Mas era apenas um pequeno bocado da cidade, por isso continuámos em direção a norte.



Passámos pelo Rockefeller Center, tentando descobrir onde colocavam a árvore de Natal, como é óbvio nesse dia, apesar das voltas dadas, não descobrimos nada.



Continuámos a volta, mas com uma ideia em mente, o Central Park. E andando mais uns quantos quarteirões, lá chegámos, cansados e acima de tudo, a morrer de calor.
Entramos pela parte sul do Central Park, demos uma volta, subindo às rochas, passando pelas pontes, tirando fotos, e sentámo-nos no relvado, a descansar, a tentar refrescarmo-nos.











Um pouco mais descansados, e um pouco mais frescos, seguimos caminho. E apenas com destino de volta ao hotel, andámos às voltas, a ver as luzes.




8 julho

Acordámos bem cedo, e fomos tomar o pequeno-almoço, que tínhamos direito no hotel. E mais uma vez ficámos agradavelmente surpreendidos...
Principalmente o Pedro...



Ainda na dúvida do que íamos fazer nesse dia resolvemos começar a manhã, uma vez que já era ali ao lado, ir subir ao topo do Empire State Building. E assim, bem cedo, fugíamos às filas que tínhamos ouvido falar, e efectivamente conseguimos subir sem ter que esperar muito tempo nas filas.


Nós comprámos o CityPass, então tínhamos direito a 2visitas no mesmo dia ao Empire State Building para o 86º andar, o Observation Deck, e comprámos também o bilhete para subir ao 102º andar, mas deixámos para ir à noite.


Apesar de ser bem cedo já estavam muitas pessoas no Observation Deck. Lá conseguimos ir chegar-nos à varanda, enfiando entre os asiáticos que não saiam das varandas a tirar fotos.

E a vista, claro, é fenomenal.

Chrysler Center
A parte Sul da ilha
Muitos yellow cabs
World Trade Center One praticamente construido
Flatiron (pronuncia-se Flat Iron)
Bem  lá ao fundo está o Central Park
Saímos do Empire State Building e seguimos em direção a sul.

Flatiron



Passámos pelo Washington Square Park.


Washington Arch
Pessoal a jogar basquetebol.
Naquela zona estávamos perto de Little Italy e ChinaTown, por isso resolvemos passar por ai.


Mas antes de ir para lá, com o calor a apertar, tivemos que parar um pouco em algum sitio com ar condicionado, e porque não descansar a comer qualquer coisa?
Olhamos para o nosso mapa e vimos que ali perto havia um sitio que tínhamos apontado, em que vendia um cheesecake estilo nova iorquino. Fomos para a rua onde deveria estar, olhámos à volta e não vimos.
Cansados e cheios de calor sentámo-nos à sombra num banco que estava encostado a uns predios e olhámos para o mapa a tentar perceber onde seria a loja dos cheesecakes.
Parecia ser daquele lado da estrada, mas ali não vimos nada. Seria do outro lado?? Fomos então para o outro lado da rua... Não, não pode ser desse lado da rua... Voltámos para o outro lado e depois de algumas voltas vimos a loja... E onde era? Exatamente onde estávamos sentados no banco...



Estávamos neste banco à procura do Eileen's...
New York Style CheeseCake da Eileen's
Andando mais um pouco chegámos a Little Italy.


Mas a ChinaTown está a crescer tanto que a Little Italy começa a ser mais ChinaTown que Little Italy.




Depois de umas voltas por esta zona continuamos em direção a sul, para ir ao 9/11 memorial.

Tribunal
City Hall
E já cansados, afinal 30 dias de viagem fazem sentir-se no corpo, e cheios de calor, chegámos à zona onde se encontra o One World Trade Center. Quase, quase a ser terminado, mas ainda com mais edificios ainda no principio da construção. Já com 3 terminados, sendo um deles o museu, e faltando o One World Trade Center e mais 5 novos edificios.
One World Trade Center
Fomos para a fila para comprar bilhetes para o memorial, ainda uma fila longa, mas estar numa zona com ar condicionado é sempre bem vinda :).
E depois fomos para o memorial, que são em zonas separadas. E com novas filas, pois antes de entrarmos as nossas malas passam por raios-x e nós por detector de metais, tipo aeroporto.

Passado algum tempo lá entramos e realmente é impressionante. O memorial, para quem não conhece, é constituído por 2 piscinas, cada uma situada no mesmo sitio onde estavam as torres gémeas, e cada piscina tem a mesma largura e comprimento que os edifícios, e à volta das piscinas tem o nome das pessoas que morreram nessa torre, indicando se eram trabalhadores, passageiros do avião ou bombeiros. O memorial tem uma carga emocional enorme, é impossível entrar lá e não sentir o quanto o ataque alterou a vida de muitas pessoas e ainda afecta os nova iorquinos.



Uma arvore que se situava na zona, foi a única arvore que sobreviveu, foi "salva" por trabalhadores no meio dos destroços da destruição e foi replantada noutro local até voltar para a zona do memorial, e tornou-se um simbolo de força, de sobrevivência para os nova iorquinos.  

One World Trade Center
Continuámos o nosso passeio à beira mar, pelo Battery Park, que se encontra em renovações, aliás a cidade toda tinha obras em todo o lado. Creio que parte por causa do furacão Cindy que passou no inverno passado, e também porque esta cidade está em constante renovação.

A estátua da Liberdade lá ao fundo
1st Pier
Continuamos em direção a Wall Street.


Tentámos ir ver o famoso touro da bolsa de Nova Iorque, mas, pensávamos nós, que estava "protegido" dos turistas, mas não estava. Estava completamente rodeado de turistas, alguns que saltavam para cima dele até. Por isso não conseguimos tirar uma foto com o touro sozinho.



New York Stock Exchange

Trinity Church em obras
Voltámos para a beira rio, aproveitar todo o ar fresco possível, desta vez voltando para a parte norte da ilha junto rio Hudson, para irmos ao High Lane.


E depois de vários quarteirões chegámos ao High Lane, o que é o High Lane? Lembram-se daqueles filmes em Nova Iorque em os comboios passam pela casa das pessoas, e a casa abanava toda?
Pois agora não há isso, os comboios, em Manhattan, passaram a ser subterrâneos e partes da linha foi transformada em jardim.

Começo do High Lane

As escadas que iam para uma das estações do comboio


a linha do comboio


A comer um Ice Cream Sandwich. Mega na moda em Nova Iorque, 2 bolachas caseiras, com gelado por dentro!!! Mhaaammmm :)




Muitos dos edificios antigos começaram a ser substituídos por edifícios de habitação, modernos. Esta zona em pouco tempo tornou-se uma zona da moda para se viver e uma zona bem cara. Mas os prédios são incríveis e de morrer de inveja...



A continuação da construção do High Lane
Fomos até ao fim do High Lane e seguimos para o Empire State Building, para fazermos a 2ª visita.

Madison Square Garden

Mas claro sem deixarmos de passar pelo Times Square


Broadway



E já de noite subimos novamente o Empire State Building.


O One World Trade center, colorido e já a marcar bem a sua presença no sky line de Nova Iorque.

Ali onde parece dia é Times Square





2 comments:

  1. Wonderful city!...

    Tshirt muito apropiada para a cidade!
    "The city that never sleeps"

    :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ehehe verdade :)! É uma cidade que não pára, seja a que horas for!

      Delete